ATIVIDADE 17

PROJETO DE VIDA - APRENDER A SER

O francês Jacques Delors (1925), propôs, na Unesco, que a educação fosse fundamentada em quatro pilares, sendo direcionada a quatro tipos essenciais de aprendizado:

  • aprender a conhecer;

  • aprender a fazer;

  • aprender a conviver;

  • aprender a ser.

Imagem de construção greco-romana, suspenso por quatro pilares. Em seu fronte está escrito Educação e nos pilares, as palavras: conhecer, fazer, conviver e ser.

Vamos explorar um deles: APRENDER A SER.

A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo. Para conhecê-las, é necessário compreender a formação da individualidade da pessoa, ou seja, quais sentimentos, pensamentos e ações constituem o sujeito.

A identidade de um indivíduo se revela naquilo que ele pensa, sente e em como conduz suas ações. A formação da identidade de uma pessoa envolve uma série de habilidades como:

Autoconhecimento

Autoconceito

Autoaceitação

Autodeterminação

Autorresistência

Autoconfiança

Autoestima

Autonomia

Mas o que quer dizer cada uma dessas habilidades?
Descubra, lendo os conceitos e fazendo a correspondência.
Arraste as palavras aos campos corretos.